Passo a passo na elaboração de uma campanha publicitária

8/19/2012 09:24:00 PM



Se você deseja vender granola e não sabe como se diferenciar segue aí uma dica. Resolvi criar esse blog a partir de minhas inspirações e meus pensamentos com base nas minhas experiências como acadêmico da área de comunicação. 

Primeiro de tudo, para se vender granola você deve definir o público alvo para o qual esse produto é destinado. Aliás você precisa primeiro saber o que é granola. Segundo o Dicionário-Online granola é a "mistura de um cereal (p. ex., flocos de aveia) com outros ingredientes (p. ex., mel ou açúcar, frutos) e leite ou iogurte, que se costuma tomar no desjejum ou como comida dita natural. (É a versão francesa do muesli suíço.)"

Pronto já demos o primeiro passo nessa grande jornada e estratégias a seguir a partir do começo, afinal como vamos vender um produto que não sabemos nem o que é, concordam? Mas em outras palavras granola é um cereal ou mistura de cereais que servem para regular o intestino, afinal são grãos misturados com frutas ou com outros alimentos de sua preferência pessoal lhe proporciona algo considerado e rotulado como saudável. 

Já sabemos o que é granola e para que ela supostamente serve, segundo promoções, estratégias e marketing e toda essa burocracia com qual único objetivo? Vender. Isso, vender, e para quem vender: para quem quer comprar, e quem quer comprar grãos? 

Tudo isso precisamos saber para vender um produto, primeiro passo depois de tudo isso é querer comprar esse produto, não há necessidade de ir lá numa loja de produtos naturais para fazer isso, temos que comprar a ideia, afinal você vai criar as peças a partir do briefing definido pelo cliente e não quer ou não gosta, não irá fluir em nada as suas ideias, afinal um bom publicitário tem que deixar os gostos pessoais de lado na hora da criação e novos estudos. 

Lembra da melhor parte, que se você trabalhar em agência, ela lhe proporcionará mais conhecimentos, e experiências na prática e não nas acadêmicas, pelo menos nos livros de publicidade que leio a respeito de agências de publicidades, dizem que é assim.  

Depois de conhecer tudo sobre granola, seus benefícios, atributos, a marca que pretendo vender, a mitologia [o que esse produto tem de diferente, ele está relacionado a que tipo de fato histórico?], [comer porque é saudável?, pois regula o intestino?], pode ser, isso ou qualquer outro fato associado ao produto. 

É interessante trabalhar todo o processo para que a peça fique bem feita, sugar todas as técnicas de redação publicitária também, enriquece todo o texto, imagine que interessante ficaria as peças nas suas mais variadas formas. Associação de ideias [associar ideias ao produto Granola], utilizar um título atrativo, aplicar corretamente o princípio aristotélico no texto [que todo o texto precisa obrigatoriamente ter um começo, um meio e um fim], com o Exórdio, Narração, Provas ou Demonstração e Peroração. Associar de forma construtiva com os elementos obrigatórios das peças, como logomarca da empresa fornecedora da Granola, um slogan que acompanha a logomarca, uma imagem e todo o texto com todos os recursos associados, repito, torna o texto totalmente rico com todas essas técnicas aplicadas. 

Parece muito, mas se seguir corretamente, cada processo tudo se torna mais fácil e gostoso de trabalhar, imagine que interessante, vender a alma do produto e não apenas o produto em si. Continuando, a lógica, a partir do briefing já definido, realizamos todas as técnicas de redação publicitária aplicadas no anúncio. 

Digamos que precisamos divulgar em várias peças publicitárias a venda da ideia que a Granola é bom para você, é saudável e etc. Podemos utilizar os meios mais adequados, geralmente o setor de mídia sabe exatamente para quem vai divulgar, há todo um planejamento, uma pesquisa para que os processos da construção da campanha continuem. 

Os meios mais comuns para divulgação das peças são: E-mail Marketing ou E-flyer, Banner [para apresentações, digamos que tenha uma palestra para falar desse produto para uma fatia de público, é uma ótima estratégia também], brindes como amostras gratuitas, Folder, Flyer, Spots de Rádio ou Rádio WEB [30' ou 60'], Jingles de Rádio ou Rádio WEB [30' ou 60'], Comercial WEB, Comercial de TV, Cartaz, Outdoor, Propagandas de internet, blogs, redes sociais, anúncios web geral, marketing boca a boca, enfim há uma diversidade imensa, há várias possibilidades de divulgar um produto ou uma ideia. 

Após a finalização das peças publicitárias dentro da Campanha, depois desse longo processo, uma coisa é certa: o objetivo de marketing e de vendas pode ser alcançado, de forma 100% eficaz ou pelo menos satisfatória. Como se fosse uma febre, uma moda, uma mania, o consumidor gosta do novo ou pelo menos do que é rotulado como novo. 

O consumidor não vai comprar somente marca, como alguns livros afirmam [Eu como consumidor não compro somente marca, eu compro produto], eu não compro só preço [eu compro qualidade, eu compro subjetividade]. Enfim, o que eu quero dizer que muitas pessoas não irão comprar o Cereal Top of mind só por causa da marca. Ele pode ser líder em vendas, mas o novo também pode ser aceitável, pelo preço, pela qualidade de como é feito e por outros fatores, ser um concorrente indireto sem atacar o concorrente é uma ótima estratégia e faz com que acelere o ritmo de vendas de determinado produto. 

A melhor parte de todo o processo, é o residual da comunicação. Como que o cliente percebeu o meu produto, qual a imagem na cabeça do consumidor, se ele está ou não satisfeito com o novo [rotulado como novo], se atendeu ou não suas espectativas como cliente, se o preço foi interessante ou não, se ele comprou por preço, por marca ou por qualidade do produto, por curiosidade ou apenas para experimentar. 

Acho que se você chegar a ler o meu post vai perceber o quanto sou empenhado para expor meus pontos de vista e que com certeza não fugi em termos de procedimentos, de uma forma bem resumida o processo, com certeza é um ótimo tema para Trabalho de Conclusão de Curso, ainda faltam alguns semestres, mas é bom ir pensando em um tema. 

Até a próxima postagem! 

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